Israel informa aos EUA que planeja “operações limitadas” no Líbano
Israel informou aos Estados Unidos que está planejando realizar operações terrestres de alcance limitado contra a infraestrutura do grupo terrorista Hezbollah no sul do Líbano, confirmou nesta segunda-feira (30) o Departamento de Estado americano.
“Vi alguns relatos de operações terrestres. Tivemos algumas conversas com eles. Eles nos disseram que são operações limitadas, focadas na infraestrutura do Hezbollah perto da fronteira”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, em uma entrevista coletiva.
Miller acrescentou que cabe a Israel dar mais detalhes sobre o “momento e o objetivo” dessas operações.
O jornal The Washington Post informou nesta segunda-feira, citando autoridades americanas e israelenses, que Israel está preparando uma incursão no sul do Líbano após o bombardeio da última sexta-feira que matou o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.
De acordo com fontes do jornal, a operação que Israel está preparando tem como objetivo destruir os lançadores de foguetes usados pelo grupo xiita para atacar cidades no norte de Israel.
O presidente dos EUA, Joe Biden, falou brevemente sobre esses planos para uma incursão no território libanês e, perguntado se conhecia os detalhes, disse: “Sei mais sobre eles do que você imagina”.
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou que “a diplomacia continua sendo a melhor e única maneira possível” de resolver o conflito no Oriente Médio.
COMENTÁRIOS